Overdose
Overdose é a ingestão de drogas ou medicamentos em quantidade superior à que o organismo consegue metabolizar. A ingestão pode ser propositada ou acidental.
A overdose é uma emergência médica, a pessoa deve ser assistida imediatamente devido ao risco de morte.
A overdose pode ser provocada pela ingestão de drogas ilícitas como a heroína e cocaína, mas também pode ser pela ingestão de medicamentos.
Há alguns sintomas que permitem identificar a overdose como pupilas dilatadas ou que não contraem corretamente, vômitos, suores, dificuldade em respirar, perda da consciência, alucinações, alteração nos batimentos do coração, dor no peito, etc.
Como atuar?
Se a pessoa está consciente, ou seja, se ainda consegue responder, pergunte qual a droga que tomou, quantidade, quando e se foi pela boca ou veia.
Deve-se recolher o máximo de informação porque a vítima pode ficar inconsciente em pouco tempo. Se ficar inconsciente mas a respirar coloque-a em posição lateral de segurança e de seguida chame uma ambulância. Se não respirar, chame a ambulância e de seguida inicie suporte básico de vida, se tiver conhecimento.
Se perto da vítima houver comprimidos ou embalagens de alguma substância, envie com os bombeiros, para facilitar a identificação do agente causador da overdose.
No hospital o tratamento varia consoante a droga. Se foi ingerido medicação, o médico pede para colocar uma sonda pelo nariz até ao estômago para fazer lavagem ao estômago, colocando e retirando várias vezes soro ou água pela sonda até esta saír limpa. O médico pode ainda prescrever a administração de carvão activado que se coloca no estômago pela sonda. O carvão impede a absorção do medicamento pelo estômago e intestinos. O doente é encaminhado para consulta de psiquiatria ou psicologia.
Em situações de outras drogas pode ser necessário administrar numa veia naloxona ou anexate, consoante a droga.
Os sintomas & Sinais
Sintomas de intoxicação aguda incluem barbitúricos:- Alteração do nível de consciência
- Dificuldade em pensar
- Sonolência ou coma
- Julgamento defeituoso
- Incoordenação
- A respiração superficial
- Lentidão da fala
- Lentidão
- Fala arrastada
- Cambaleando
Nenhum comentário:
Postar um comentário